A Categoria Datlo é uma funcionalidade exclusiva que vai além das classificações com fins fiscais e tributários como a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e entrega um mapeamento co...
Como a Categoria Datlo está transformando a operação no setor de cosméticos
Com mais granularidade de dados, a Categoria Datlo Loja de cosméticos vem como um complemento à CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Aumentando a eficiência da prospecção comercial, mapeando e identificando com mais precisão pontos de venda físicos no segmento de Estética e bem-estar.
Leia também: como a indústria alimentícia pode classificar PDVs com mais precisão utilizando a Categoria Datlo
Atualmente a Categoria Datlo atende os segmentos alimentício, automotivo e de vestuário. Loja de cosméticos começa a integrar o portfólio da funcionalidade devido aos desafios comuns no mercado, em especial na prospecção comercial.
Até então, o setor de cosméticos dependia apenas da CNAE para encontrar pontos de venda, deixando a análise pouco granular e dificultando a eficiência da prospecção. Com a nova Categoria Datlo, se torna mais fácil localizar lojas físicas, tirando do radar revendedores autônomos e e-commerces.
O que muda na prospecção com a Categoria Datlo?
A Categoria Datlo é um método criado pela Datlo, que vai além da CNAE, e classifica com maior especificidade as atividades econômicas de estabelecimentos comerciais.
Por exemplo, enquanto a CNAE 4772-5/00 pode classificar um local como "Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal", a Categoria Datlo pode especificar "Loja de cosméticos (Maquiagem)" ou "Loja de cosméticos (Perfumaria)".
A metodologia consiste em estimar uma atividade econômica mais específica utilizando outros dados relacionados ao CNPJ, com lógicas próprias de classificação para cada segmento.
No nicho de cosméticos
Na prática, cruzamos diferentes bases de dados e aplicamos regras específicas do setor, assim identificamos estabelecimentos físicos voltados à venda de cosméticos, removendo e-commerces e revendedores autônomos.
Sendo assim, com a Categoria Datlo Loja de cosméticos é possível visualizar os pontos de venda que, de fato, possuem uma loja física.
Além desta categoria principal, também é possível segmentar por especialização:
- Loja de cosméticos (Marca exclusiva) – PDVs de marcas próprias ou redes consolidadas. Ideal para indústrias que buscam por lojas multimarcas, optando por ignorar esta categoria.
- Loja de cosméticos (Perfumaria) – PDVs com foco em perfumes.
- Loja de cosméticos (Maquiagem) – PDVs com foco em maquiagem.
Como a Categoria Datlo Loja de cosméticos funciona na prática?
Imagine que você é analista de inteligência de mercado em uma grande indústria de perfumes.
A marca está com uma nova linha de fragrâncias inspirada no verão carioca, mas enfrenta um problema: sua equipe comercial está travada, gastando tempo com PDVs que não possuem loja física, são profissionais autônomos e não têm o perfil ideal, esgotando as opções em regiões já exploradas.
O resultado? desperdício logístico e de tempo ao investir energia visitando diversos locais desalinhados com a estratégia de localizar novas lojas físicas.
O desafio é claro: como encontrar, com precisão, os pontos de venda físicos para o novo produto no Rio de Janeiro?
Leia também: como encontrar PDVs estratégicos a partir de Áreas Brancas e Inteligência de Mercado
1 - Defina o perfil ideal de PDV que você procura
Essa nova fragrância, será vendida em lojas especializadas em perfumaria? Ou pode ser uma revenda de cosméticos em geral? Com a Categoria Datlo você pode fazer esse filtro. Como no exemplo abaixo:
Como visto no mapa, na cidade do Rio de Janeiro, a partir de dados da Categoria Datlo, temos 660 lojas de cosméticos, destas, 77 unidades identificadas como especializadas em perfumaria.
2 - Identifique as características dessas regiões
Pelo mapa também é possível identificar que a maior parte destes pontos de venda fica entre a área central e a zona sul. E aqui temos um contraste, uma vez que na região sul temos uma concentração maior de rendimento domiciliar médio em comparação a área central:
Logo abaixo podemos ver a região ampliada no mapa:
No entanto, apesar da área central concentrar uma renda mensal menor, conta com um fluxo de pessoas muito mais elevado do que a região sul. Pensando em pontos de venda de perfumes, esse dado pode ser crucial para garantir boa performance de vendas.
Por isso, é preciso ter em mente o perfil de cliente que a sua marca deseja atingir. Um ticket mais elevado ou um alcance mais popular? Ter essas respostas em mente é a base para a construção de uma estratégia de prospecção bem direcionada.
3 - Exporte a lista de contatos da região desejada para prospectar
Com o ICP (perfil de cliente ideal) bem delimitado, o próximo passo é iniciar a prospecção. Pensando em praticidade e visualização intuitiva, na plataforma é possível exportar os dados de contato de cada ponto de venda.
Além disso, é possível filtrar por informações como faixa de faturamento, faixa de funcionários, pontuação de contato, recuperação judicial, para melhor análise territorial.
A partir deste direcional é possível revisitar sua operação e realocar a força comercial de maneira mais otimizada e inteligente. Além de munir o seu time com insumos para personalizar abordagens, podendo escolher o melhor canal de contato, quais vertentes do produto focar para aumentar a eficiência de conversão.
O impacto comercial da ausência de dados aprofundados
1 - Menor assertividade na prospecção
A CNAE, por vezes, é pouco descritiva para certos segmentos. Isso significa que, ao filtrar apenas por essa classificação, você pode obter uma lista de empresas que não correspondem exatamente ao perfil de cliente ideal que você procura.
Por exemplo, uma distribuidora de perfumes que precisa encontrar pontos de revenda de grandes marcas, vai encontrar a CNAE 4772-5/00 que agrupa tudo relacionado ao comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. Já com a Categoria Datlo é possível destrinchar mais a fundo a atividade principal de cada estabelecimento.
2 - Listas "poluídas" e ineficientes
Ferramentas ou listas que se baseiam unicamente na CNAE podem trazer muitas empresas não aderentes ao seu ICP ou irrelevantes para seu contexto comercial. Isso resulta em:
- Desperdício de tempo e energia: equipes comerciais podem gastar tempo ligando ou visitando contatos que não têm real potencial de negócio, como empresas que não estão mais ativas ou que foram abertas apenas para fins fiscais, ou mesmo de contabilidade.
- Baixa taxa de qualificação: se a lista não é refinada, a taxa de qualificação de leads tende a ser menor, pois muitos contatos não se encaixam no perfil desejado.
3 - Compreensão limitada de ICP
A CNAE, por si só, não fornece o perfil detalhado do seu cliente ideal. Para realmente entender quem é o cliente potencial, é necessário cruzá-la com diversas outras informações como faixa de faturamento, quantidade de funcionários, entre outras.
4 - Falta de detalhamento para nichos específicos
Para nichos muito específicos, a CNAE pode ser muito abrangente. A Categoria Datlo foi criada justamente para ir além da CNAE, oferecendo uma classificação mais detalhada da atividade econômica de estabelecimentos, utilizando outros dados relacionados ao CNPJ para estimar uma atividade mais específica.
Quer entender como a plataforma funciona na prática e como aplicar na realidade do seu mercado? Garanta uma demonstração gratuita e personalizada e veja como extrair o máximo potencial de dados a partir do seu atual contexto comercial. Agende aqui um papo com nossos especialistas.