Com informações anonimizadas de mais de 100 milhões de dispositivos móveis, o Fluxo Mobile é uma base de dados exclusiva Datlo que oferece uma visão nova de fluxo de pessoas, um nível de inteligência territorial que fontes públicas não alcançam.
É possível acessar o fluxo mensal total, diurno e noturno, além de densidade e taxa de circulação, organizadas por setores censitários conforme a malha oficial do IBGE (2022).
Essa inteligência permite às empresas identificar padrões reais de circulação e presença em qualquer região, apoiando decisões comerciais mais precisas.
O resultado? Prospecção e expansão mais estratégicas, execução de campanhas geolocalizadas com precisão e direcionamento otimizado de pontos de venda (PDVs), garantindo que cada ação seja baseada em dados reais, detalhados e mais atualizados.
Com o Fluxo Mobile você destrava uma camada de inteligência territorial inédita no mercado, ao transformar dados de mobilidade em insights acionáveis sobre circulação e presença. Um dado que que exige tecnologia sofisticada para coleta, tratamento e processamento.
É importante reforçar que os dados são derivados de uma amostra e devem ser usados como estimativas para análises comparativas ou indicativas.
A coleta de todos os dados do Fluxo Mobile seguem os mais altos padrões de privacidade e conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e a GDPR (General Data Protection Regulation). Isso é garantido por meio de duas práticas essenciais:
Os dados utilizados são obtidos exclusivamente a partir de aplicativos que possuem consentimento adequado para a coleta e uso das informações, garantindo segurança e ética em todas as etapas.
As informações são coletadas de forma totalmente anonimizada, ou seja, tratadas de modo que não exista qualquer possibilidade de identificação dos usuários.
Portanto, o que o Fluxo Mobile oferece são informações de movimentação de dispositivos móveis distintos, nunca dados pessoais, possibilitando análises precisas e confiáveis sem abrir mão da privacidade dos usuários.
Vamos imaginar uma situação hipotética onde uma fabricante de roupas femininas a preço popular com forte atuação no interior de São Paulo, quer iniciar as operações em Sorocaba. No entanto, não sabe por onde começar a prospectar PDVs que possuam fit com seu portfólio.
Desafio: mapear a operação atual e identificar e entender de forma mais granular os padrões entre os PDVs que mais performam.
Para isso, escolheu comparar com São Bernardo do Campo (SP), que hoje é a cidade que mais gera receita e possui um porte semelhante ao de Sorocaba em número de habitantes.
Com isso, percebeu 2 padrões no entorno dos PDVs que mais vendem em São Bernardo:
No mapa acima, a disposição de fluxo diurno na cidade de São Bernardo do Campo (SP).
Isso porque a equipe comercial seguia a lógica de que os possíveis clientes se deslocam com frequência para a zona comercial central. Logo, acreditam ser mais importante uma presença consolidada em regiões de alto fluxo e uma presença mais estratégica em subcentros potenciais, pensando em ampliar o alcance e reconhecimento da marca.
Seguindo a mesma lógica, na cidade de Sorocaba, o objetivo era encontrar regiões onde há fluxo alto de pessoas durante o dia, especialmente próximo à região central. E também mapear subcentros potenciais, ainda que de médio fluxo, diurno e noturno, a fim de desenvolver campanhas de tráfego pago geolocalizadas.
No mapa acima, a disposição de fluxo diurno na cidade de Sorocaba (SP).
No mapa acima, a disposição de fluxo noturno na cidade de Sorocaba (SP).
No mapa acima, o índice de potencial de consumo de roupas femininas C, D e E em Sorocaba (SP).
Com as regiões mapeadas, agora é possível filtrar possíveis pontos de venda dentro do raio desejado e entender com maior granularidade as características de cada entorno traçando padrões com a região já atuante.
Quer entender como isso funciona na prática e personalizado ao seu contexto de mercado? Agende uma demonstração gratuita da Datlo com nossos especialistas. Clique aqui e selecione o melhor horário.